quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Dorayaki

Olá queridos e queridas, voltei com mais uma receita Japonesa. Confesso que ainda estou super apaixonada por tudo o que eu vi e o que comi no Domingo na Japan Sul Festival. Admito que em matéria de confeitaria japonesa ou deliciosos, fofinhos e docinhos Dorayakis um dos mais clássicos. Muitas pessoas, pelo menos as que moram em São Paulo, atravessam a cidade para ir até a Liberdade comer essa delícia. Mas a novidade é que dá para fazer na sua cozinha, é super simples, rápido e fácil. Então...Vamos a receita:

Massa:
1 1/2 xícaras de Farinha de Trigo.
2 Gemas.
2 Claras em Neve.
1 colher de Mel.
1/2 xícara de Açúcar.
1/2 colherzinha de Fermento.
60ml de Água.

Manteiga ou Margarina sem sal para untar a frigideira.

Recheio de Chocolate:
1 Barra de Chocolate ao Leite.
1 caixa de Creme de Leite.

Recheio de Morango:
1 xícara de Nesquick ou outra marca de Pó para leite sabor morango.
1 caixa de Creme de Leite.
1 colher de Amido de Milho.

Em um recipiente coloque a farinha, o açúcar e o fermento peneirados juntos.
Acrescente a água, as gemas e o mel. Misture bem e acrescente as claras em neve. Incorpore as claras à massa delicadamente. Com uma colher puxe levemente a massa debaixo para cima para incorporar bem as claras.
A massa precisa ficar levinha, por isso não ponha muito fermento, apenas um pouquinho já basta.
Coloque um pouquinho da manteiga em uma frigideira ou panela de teflon.
Com o auxílio de uma concha coloque pequenas porções de massa formando mini panquecas, se possível, do mesmo tamanho.


Asse de um lado, vire quando estiver completamente dourado, deixe dourar o outro lado, retire e deixe esfriar em um prato.
Depois de todos os Dorayakis prontos comece a colocar os recheios. Aqui coloquei apenas duas opções de recheio, mas você pode por o que quiser, desde que não seja muito líquido a ponto de escorrer. Você pode usar Nutella, Geléia, Doces e o que mais você desejar.

Para fazer meu recheio de Chocolate coloque o creme de leite no freezer por 20 a 25 minutos. Ele precisa estar bem gelado para a hora de juntar com o chocolate. Derreta todo o chocolate e reserve. Bata o creme de leite gelado na batedeira até que ele engrosse um pouco e dobre de tamanho. Depois disso acrescente o chocolate e comece a mexer criando uma pasta. Coloque uma colher de recheio no meio de uma banda de Dorayaki, feche com a outra banda e aperte um pouquinho para que o recheio se espalhe. Se você desejar coloque um pouco de amendoim ou castanha de caju no recheio, fica delicioso.

Para o recheio de morango em uma panelinha coloque o creme de leite, o nesquick  ou o pózinho de outra marca (não sei se é esse o nome ainda, mas você sabe o que é né...rsrsrs), e o amido. Cozinhe em fogo baixo até que comece a engrossar e desgrudar levemente do fundo. Desligue o fogo, ponha em um prato para esfriar e depois recheie o seu dorayaki.


Dorayaki de Chocolate


Dorayaki de Morango

Dorayaki de Doce de Banana

Faça você também na sua casa esse delicioso doce japonês. Convide a família e os amigos. Se você tem crianças eles com certeza vão amar. Compartilhe essa receita com mais pessoas. Divirta-se na sua cozinha, seja muito feliz e não se esqueça "faça tudo com Amor".

Você pode encontrar essas fotos e muitas outras na minha página do Instagram.
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

Nenhum comentário:

Postar um comentário