segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Crêpe Suzette de Morango e Chocolate

Que uma sobremesa mais francesa do que essa? Super leve com uma massa fininha super gostosa, uma frutinha cítrica e todo o sabor do chocolate se combinando perfeitamente em um único prato. O Crêpe Suzette é uma ótima opção de sobremesa se você quiser fazer algo mais sofisticado e romântico. Então...Vamos a receita:

250ml de Leite.
3/4 de xícara de Farinha de Trigo.
3 colheres de sopa da Açúcar.
2 Ovos pequenos.
1 colher de sopa de fermento.
1 caixa de Morangos lavados e cortados e rodelinhas.
2 barras de Chocolate ao Leite.
1 caixa de Creme de Leite.
Manteiga sem sal para untar sua frigideira.

No liquidificador bata o leite, os ovos e o açúcar. Ainda batendo, retire aquela tampinha de cima e vá acrescentando aos poucos a farinha e depois o fermento. Bata por uns 30 segundos. A massa não pode estar nem muito líquida (como água), nem muito pesada.
Leve uma frigideira ou Crepeira com fundo de teflon ao fogo em temperatura minima e coloque um pouquinho da manteiga, deixe derreter, espalhe no fundo todo e em seguida coloque uma concha de massa. Espalhe bem deixando ela fininha. Deixe endurecer por uns 30 segundos e vire com o auxílio de uma espátula de cozinha.
Retire quando ela estiver bonita e dourada e coloque em um prato raso. Repita todo o processo com a manteiga e a massa até que você tenha feito todos os crepes. É importante colocar os crepes um por cima do outro porque isso impede que eles endureçam. Eles precisam ficar levinhos e fáceis de dobrar.
Em uma panela coloque água e derreta o chocolate com o creme de leite em banho-maria até se formar um ganache linda e brilhante.
Prepare cada crepe em pratos separados. Passe um pouco da ganache, espalhe alguns morangos e dobre como um triângulo.
Você pode polvilhar com açúcar de confeiteiro ou apenas decorar com mais ganache por cima.


Faça na sua casa, compartilhe com os amigos. Divirta-se testando recheios diferentes e aproveite pra ser Feliz.

Você pode ver essa foto e muitas outras na minha página do Instagram.
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

Risoto de Ervas e Queijo

Hoje nossa receita está deliciosa, simples e com sabor de Itália, mais especificamente da região norte. Acreditasse que o Risoto foi criado por volta do século XI e era preparado tradicionalmente em festas de casamento. Como o prato era muito bonito, colorido e completo as famílias faziam panelas gigantes de risoto para conseguir alimentar todos os convidados. Por ser uma mistura de Arroz com acompanhamentos esse prato se torna muito nutritivo e pode ser servido sozinho. É considerado um prato extremamente sofisticado em restaurantes reconhecidos mundialmente. Mas vamos deixar de lado a história e vamos a receita.

2 medidas de Arroz cru.
1 colher de Orégano.
1 colher de Manjericão.
1 colher de Manjerona.
1/2 colher de Cominho.
2 dentes de alho grandes batidos ou 1 colher cheia de alho batido.
1/2 Cebola pequena ralada.
2 colheres de óleo.
Sal.
1 1/2 de água.
1 xícara de Mussarela picada em quadradinhos.
1 xícara de Presunto picado em quadradinhos (opcional).

Em uma panela coloque o óleo, o alho e a cebola ralada e deixe refogar por uns 40 segundos ou até que ambos comecem a escurecer (mas sem queimar). Eu coloquei a cebola ralada porque muitas pessoas não gostam de sentir os pedaços enquanto comem. Mas se não for esse o seu caso, apenas corte ela em quadradinhos pequenos.
Assim que estiverem refogados coloque o arroz e deixe ele refogar de 1 a 2 minutos. Acrescente todas as ervas, o cominho e misture tudo. Coloque a água em temperatura ambiente e o sal e deixe cozinhar em fogo médio. Se for necessário coloque um pouco mais de água, mas certifique-se de que o arroz não está empapando e nem ficando cru. Ele precisa ficar cozido e soltinho.
Quando estiver pronto, transfira todo o arroz para uma travessa e acrescente o presunto, misture bem e por ultimo coloque a mussarela. Misture tudo, salpique um polco mais de orégano e sirva ainda quente.
A arroz quente vai derreter a mussarela e fazer com que os temperos se intensifiquem deixando uma aroma incrível.


Faça essa receita na sua casa, convide a família, os amigos. Leve um pouco da história e sofisticação da Itália para a sua cozinha. Divirta-se e seja sempre feliz.

Você pode ver essa foto e muitas outras na minha página do Instagram.
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

domingo, 30 de agosto de 2015

Super Pão de Queijo Caseiro

Quem não ama acordar de manhã cedinho e comer um super Pão de Queijo,  delicio,  quentinho, com sabor de Minas Gerais. Confesso que minha comida favorita no mundo todo é pão de queijo e estou sempre testando alguma receita nova.  Esse é super simples.  Você não precisa escaldar o polvilho,  nem sovar a massa e o melhor de tudo fica com uma casquinha super crocante de mussarela. Ele fica pronto em 30 minutinhos e é uma preferência entre as crianças. Então...vamos a receita:

1 xícara de Polvilho Azedo.
1 xícara de Polvilho Doce.
1 Ovo.
1/2 xícara de Leite.
1/2 xícara de Óleo.
5 fatias de Mussarela cortada em Tirinhas não muito compridas. (Não use uma mussarela muito gordurosa).
Sal a gosto. (Eu não ponho sal porque o queijo já é naturalmente salgado. Então não ponho mais para que minha mãe possa comer tranquilamente).
Orégano a gosto.

Você pode fazer de duas formas.  Batendo os polvilhos, o ovo, o leite,  o óleo e o sal no liquidificador ou mexendo a mão mesmo.  Eu prefiro a segunda opção porque posso controlar o ponto da massa e também porque amo fazer tudo a mão.  Mas escolha o que for melhor pra você.
Certifique-se de que a massa não está nem muito grossa (consistência de bolo pesado) nem muito líquida (parecendo água).
Em um recipiente coloque a massa batida,  o Orégano e metade da mussarela. Misture e coloque a massa em forminhas de metal pequenas ou em uma forma de cupcakes untadas com um pouquinho de óleo.
Em cada forminha coloque sobre a massa mais um pouco da mussarela que sobrou. Isso vai criar aquela casquinha crocante por cima.
Leve ao forno a 180º por 20 minutos ou até seu pão de queijo estar bonito e crocante como os da foto. Não se assuste, eles vão ficar gigantes por causa do polvilho azedo, por isso é importante misturar dos dois tipos.
Retire e sirva ainda quente.


Nessa segunda foto coloquei uma segunda opção, caso você queira fazer o seu Pão de Queijo sem a Mussarela usando apenas o Parmesão ou Queijo Ralado. Dá super certo também e fica delicioso.


Faça na sua casa, tenho certeza de que todos vão amar e comer um montão.  Convide os amigos para comer também,  compartilhe a receita e divirta-se na cozinha.  Não se esqueça de ser feliz e de acreditar que Deus é bom o tempo todo.

Você pode ver essa foto e muitas outras na minha página do Instagram.
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Pizza Rústica Siciliana

Hoje nossa receita do dia vem da Itália,  mais especificamente da região da Sicília. Essa é com certeza a região mais bonita, rica e histórica da Itália. Existem muitas histórias sobre a Pizza Rústica, mas o que é mais certo é que era uma comida 100% camponesa. Uma massa leve e deliciosa que não precisa ser sovada e que tem o sabor da pizza tradicional. Mas vamos parar de falar da história e vamos a receita:

250ml de Leite.
1/2 xícara de Óleo.
1 xícara de Farinha de Trigo.
1/2 xícara de Amido de Milho.
1 colher de sopa de Fermento.
1 Ovo.
Sal.
1 colher de chá de Cominho.
1 Tomate vermelho cortado em rodelas finas.
Azeitonas Pretas.
1 pote de Queijo Cremoso ou Requeijão.
Orégano,  Manjerona,  Azeite
1 Pimentão pequeno cortado em tiras não muito grossas.

No liquidificador bata o leite, o ovo, o óleo, o sal e o cominho. Acrescente aos poucos a farinha de trigo e depois o amido. Coloque o fermento por último,  bata por um minuto e reserve.
Em uma assadeira redonda e rasa (não precisa ser a de pizza) untada e enfarinhada, coloque toda a massa.
Com uma colher coloque porções do queijo cremoso espalhados pela massa. Coloque os tomates,  o pimentão,  as azeitonas e por último espalhe o Orégano e a Manjerona.  Coloque alguns fios de Azeite sobre a massa. Dê umas batidinhas no fundo e leve ao forno pré aquecido a 180º. Asse por aproximadamente 30 minutos e retire assim que a Pizza estiver bonita e dourada. Sirva ainda quente. Você pode pode usar também a mussarela normal,  calabresa. Faça ao seu gosto.



Aproveite o Final de semana para fazer essa deliciosa e divertida opção de Pizza super gostosa e 100% Italiana. Fica uma delicia acompanhada de um delicioso Vinho. Compartilhe essa receita com os amigos, teste outros tipos de recheio, divirta-se na cozinha e não se esqueça de Ser Feliz.

Você pode ver essas fotos e muitas outras na minha página do Instagram.
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Profiteroles au Chocolat - Profiteroles de Chocolate

Bonjour queridos e queridas...Hoje nossa receita está Romântica e Açucarada. Seguindo a nossa receita de ontem que falava sobre a França, hoje nossa receita é o famoso Profiterole. A sobremesa mais clássica e romântica da culinária francesa. Aqueles que visitam a Torre Eiffel tem como ponto de parada obrigatória um pequeno café que fica de frente para a Torre onde os turistas podem comer um delicioso Profiterole au Chocolat. Essa receita foi considerada uma iguaria Real na França no século 16, ela foi encomendada por Catarina de Mèdicis, que era a monarca da época. Mas...chega de história e vamos a receita:

1 xícara bem cheia de Água.
2 colheres cheias de Margarina ou Manteiga sem sal.
1 Pitada de Sal
2 xícaras de Farinha de Trigo peneirada.
3 Ovos.
1 caixinha de Creme de Leite.
1 barra de Chocolate ao Leite picada.
Açúcar de Confeiteiro.

Em uma panela aqueça a água, o sal, o açúcar e a margarina até ela derreter.
Logo em seguida coloque rapidamente a farinha mexendo sem parar para que engrosse sem criar pelotas. Misture até que se forme uma massa lisa e macia e que desgrude facilmente da panela.
Retire do fogo e transfira a massa para uma batedeira. Bata a massa por um minuto para que ela possa começar a esfriar. Acrescente 1 ovo e continue batendo até que ele se misture completamente a massa. Repita o mesmo processo com os outros dois ovos colocando um de cada vez. Não coloque os ovos com a massa muito quente pois eles podem cozinhar e impedir que seu Profiterole cresça. Lembre-se de que nessa massa não vai fermento, então é o ovo que vai dar o crescimento.
Depois que a massa estiver batida e quase fria coloque toda ela em um saco de confeitar ou você pode usar um saquinho normal, basta cortar um bico redondo não muito pequeno.
Em uma forma coberta com Papel Manteiga coloque bolinhas de massa. Faça no tamanho que você preferir. Eu gosto de fazer elas maiores como o legítimo Profiterole Frances. Essas da imagem são bem pequenas. Dê um espaço de 2 a 3 centímetros entre cada  um.



Leve ao forno pré aquecido a 180º e asse sempre em fogo baixo por 35 a 40 minutos. Não abra muito o forno para olhar, pois isso pode desandar a sua massa.
Em uma panela coloque água para aquecer e em uma tigela derreta em banho-maria o chocolate com o creme de leite. Mexa sem parar para não correr o risco de talhar. Assim que estiver completamente derretido, como um creme mais grosso. Leve a geladeira e deixe esfriar por uns 20 minutos.
Assim que os Profiteroles estiverem grandes e bonitos com uma cor dourada e com aparência de crocante retire do forno e deixe esfriar.
Existem duas formas de se rechear o seu Profiterole. Você pode usar um saco de confeitar com um bico redondo pequeno. Coloque o recheio no saco de confeitar e encha cada Profiterole fazendo um pequeno furinho em baixo.
Ou você pode cortar ele ao meio com uma tesourinha ou faca de ponta fina e colocar o recheio de chocolate já frio com uma colher. Sempre gosto de fazer os Profiteroles maiores porque posso corta-los ao meio e rechear mais fácil. Essa é a forma Européia de se fazer.
Polvilhe açúcar de confeiteiro e se desejar guarde um pouco do chocolate para decorar.


Faça na sua casa, teste essa receita e me conte como foi. Convide os amigos para comer também, compartilhe a receita com mais pessoas. Divirta-se tendo um pedacinho de Paris na sua cozinha. E como sempre digo... Seja Feliz.

Você pode ver essas fotos e muitas outras na minha página do Instagram.
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Poissons Viennoise ou Peixe com Crosta.

Ahh a Culinária Francesa. Tanta delicadeza e sofisticação em forma de comida. Tudo na França lembra romance, não poderia ser diferente com a culinária. Os sabores são muito equilibrados. Os franceses amam peixe porque é leve e dá a possibilidade de brincar com diferentes texturas e sabores. Esse peixe, assim como muitos outros pratos, é uma iguaria em Paris. Ele mistura o sabor do Peixe de carne branca, a mostarda combinando com o Tomate e a Crosta crocante e leve. E o melhor de tudo....Dá pra fazer esse prato super sofisticado na sua cozinha. Então...Vamos a receita:

2 Filés grandes de Polaca ou Panga descongelados e escorridos.
2 Tomates pequenos fatiados em rodelas finas.
4 colheres de Mostarda.
1 xícara de Farinha de Mandioca Amarela.
1 xícara de Farinha de Trigo
4 colheres de manteiga gelada.
1 colher de sopa de Cominho.
Sal
Azeite

Nessa receita coloquei como opção a Polaca e o Panga porque são peixes que podem ser encontrados mais facilmente. Ambos tem a carne branca e sem espinhas. O Panga, diferente da Polaca, tem uma carne cheia de gordurinhas super deliciosas e que fazem bem a saúde. Então, Descongele os seus filés de Peixe e deixe escorrer até que saia completamente toda a água de um dia para o outro(se você puder comprar já descongelado será melhor ainda). Tempere com sal e cominho.
Unte o fundo de uma assadeira ou refratário com bastante azeite, para que o peixe não grude e possa cozinhar e absorber o sabor total do azeite. Coloque o peixe já temperado de um dia para o outro.
Pincele cada um dos filés fazendo uma camada não muito grossa de mostarda. Cubra completamente cada um dos peixes com as fatias de tomate por cima da "cama" de mostarda.
Em um recipiente junte o Trigo, a farinha de Mandioca e a manteiga gelada.
Misture bem até que se forme uma farofa consistente e úmida, se for preciso, coloque mais manteiga.
Cubra cada um dos filés com essa farofa e de pequenas apertadinhas para que ele fica completamente vedado. Essa crosta vai fazer com que o calor cozinhe o peixe sem deixar ele seco demais.
Leve ao forno pré aquecido a 180º por 20 a 25 ou até que a crosta esteja bonita e crocante.
Retire e sirva com uma salada leve.





Nas fotos coloquei uma das fotos apenas com a Crosta simples e a outra com uma temperada com pedacinhos de Pimenta Cambuci e Cebolinha fresca.
Faça você também essa receita, prepare um jantar sofisticado para quem você ama, compartilhe com os amigos. E Seja Feliz...

Você pode ver essas fotos e muitas outras na minha página do Instagram.
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Torta Salata de Queijo e Espinafre

Quem não ama a Culinária Italiana? Todo aquele queijo, aquelas ervas deliciosas, aquela cara de comida de Vovó. Uma culinária simples e cheia de Histórias. Como uma boa italiana gosto de fazer cada uma dessas receitas e uma das minhas favoritas é essa Torta Salata, que traduzido, quer dizer literalmente "Torta Saborosa". Essa torta era muito comum na Idade Média na Antiga Europa. A ideia era criar uma cestinha comestível com um recheio feito com tudo o que havia na cozinha. Então, depois de conhecer a História, comecei a fazer essa torta que é super simples, rápida e fácil. Para este Post escolhi um recheio mais clássico e que agrada a praticamente dos os públicos e gostos. Então...Vamos a receita:

2 xícaras de Farinha de Trigo.
4 colheres de Manteiga ou Margarina.
1 colher de Maionese.
1 maço de Espinafre picado, refogado e escorrido.
1 pote de Requeijão, Cream cheese, Queijo Cremoso, Ricota... Escolha o tipo que te agradar mais.
2 colheres de margarina derretida para pincelar a massa.
2 colheres de leite

Em um recipiente coloque a Farinha, a margarina, a maionese e as duas colheres de leite. Amasse tudo com as mãos até formar uma massa lisa e elástica, como a massa de torta normal. Enrole em filme plástico e coloque na geladeira por 30 minutos.
Em uma superfície fria e enfarinhada abra a massa e forme um circulo (não precisa ser perfeito, essa é a beleza da Torta Salata). Coloque essa massa em uma forma, que não precisa estar untada. No meio coloque o queijo e o espinafre refogado e escorrido por cima. Comece a dobrar as bordas da massa, como foi dobrada na foto. Deixando um buraco no meio sem fechar completamente. Pincele com a margarina derretida e leve ao forno pré aquecido a 180º por cerca de 25 a 30 minutos ou até a torta estar com um aspecto bonito e dourado. Retire e sirva.



Faça para os amigos, compartilhe essa receita. Teste com outros tipos de recheio, divirta-se na sua cozinha e, como eu sempre digo, Seja Feliz... =)

Você pode ver essas fotos e muitas outras na minha página do Instagram.
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

Bolinhas Integrais

Olá queridos e queridas...Quem aqui não ama salgadinhos de festa que atire a primeira pedra. Eu confesso que é minha parte favorita nos aniversários, casamentos, festas de todos os tipos...Os deliciosos, crocantes e macios, cheios de sabor Salgadinhos. Mas vivemos um tempo em que o que é Integral, Vegano, Saudável está super na moda. Mas...como unir o delicioso ao saudável? Bem...testei durante algum tempo e cheguei a essa receita deliciosa, super prática e que pode ser frito, feito no forno, na sua AirFryer e você pode fazer e congelar pra poder prepara naqueles momentos em que você recebe visitas inesperadas...Então...Vamos a receita:

2 copos de Água.
1 colher de Manteiga ou Margarina.
1 cubinho de Caldo de Legumes.
1 xícara de Farinha de Trigo Integral
1 xícara de Farinha de Trigo Branca (se você preferir pode fazer apenas com a Integral. Eu uso as duas farinhas porque dá um equilíbrio muito bom a massa).
Recheio a sua escolha. (No final coloquei fotos com vários tipos de recheio que testei e ficam muito bons).
Leite.
Farinha de Rosca ou Farinha de Pão para empanar.

Em uma panela coloque a água, o caldo de legumes, a manteiga e deixe ferver. Tire do fogo, deixe esfriar um pouco e acrescente as duas xícaras das farinhas ou duas de um tipo só de farinha. mexa sem parar cozinhando em fogo baixo. Vá virando a massa sem para para que a farinha cozinhe por inteiro. Quando a massa começar a, facilmente, se desgrudar da panela. Retire do fogo, coloque em um prato e deixe esfriar em cima de uma superfície fria por 1 hora.
Quando a massa estiver completamente fria, passe um pouquinho de manteiga nas suas mãos. Com uma colher pegue pequenas porções de massa. Faça um circulo, coloque um pouco de recheio no meio, feche e enrole formando uma bolinha.
Passe no leite e na Farinha de Rosca ou Farinha de Pão.
Depois disso coloque um pouco no seu congelador antes de fritar ou assar. Esse processo de fazer os salgadinho estando um pouco gelados ajuda a garantir uma crocancia garantida para o seu salgadinho e aquele sabor delicioso de feito na hora.
Se sua ideia for congelar, coloque eles em um prato ou forma onde você possa congelar cada bolinha separadamente. Depois de congeladas você pode colocar em uma embalagem com tampa, saquinho ou embalagem que você possa abrir e fechar com facilidade.

 Bolinhas Integrais com recheio de Queijo Caseiro com Alho Poró


Bolinhas Integrais com Recheio de Queijo



Bolinhas Integrais com recheio de Brócolis e Queijo Cremoso

Bolinhas Integrais com recheio de Frango e Queijo Cremoso

Bolinhas Integrais com recheio de Ricota Caseira e Espinafre

Faça você também na sua casa, compartilhe a receita com os amigos, Divirta-se na cozinha e seja FELIZ... =)

Você pode ver essas fotos e muitas outras na minha página no Instagram.
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

sábado, 22 de agosto de 2015

Bolo de Banana de Microondas (Fica pronto em 8 minutos)

Olá queridos e queridas...Sabe aquele dia que você acorda com aquela preguiça de passar horas na cozinha. Sua vontade é de ficar na cama ou no sofá o dia todo. Mas no meio do dia bate aquela vontade de comer um bolo ou uma visita chega de surpresa e você não tem nada preparado. Pois bem....pensando em você, hoje tirei o dia para postar duas receitas que são super rápidas e fáceis e o melhor de tudo. Ficam prontas em 8 minutos e você nem precisa usar o forno. Então...vamos a receita do meu famoso Bolo de Banana de Microondas:

1 xícara de Farinha de Trigo.
1/2 xícara de Açúcar.
2 Bananas picadas.
1 Ovo.
1 xícara de Leite.
3 colheres de sopa de Óleo.
1 colher de cheia de Fermento em Pó.
Açúcar de Confeiteiro para decorar.

Bata no liquidificador as Bananas, o Ovo e o Açúcar.
Em um recipiente misture a Farinha e o Fermento e acrescente a mistura do liquidificador. Vá mexendo e acrescentando o leite aos poucos até formar uma massa bonita e macia. (não pode estar muito pesada).
Coloque em um refratário ou forma própria para ir ao Microondas. Unte esse recipiente com margarina sem sal e polvilhe com açúcar. Leve ao microondas por 8 minutos. Retire, deixe esfriar um pouco. Desenforme, polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva.


Sirva ainda morno. A consistência não fica igual a de uma bolo feito no forno, mas se aproxima muito disso e o sabor é muito bom.
Faça na sua casa, convide os amigos para experimentar, compartilhe essa receita. E acima de tudo, seja feliz...

Você pode ver essa foto e muitas outras na minha página no Instagram.
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

Bolo de Chocolate de Microondas (Fica pronto em 10 minutos)

Olá queridos e queridas...A alguns meses atrás fui colocada em repouso máximo, por estar tendo um sério problema de saúde, fiquei algum tempo sem mexer com forno, ou massas ou qualquer tipo de trabalho que exija muito esforço ou um tempo longo andando. Ainda sinto muitas dores e ainda estou me recuperando e tentando seguir esse repouso...rsrs. Mas, ao invés de ficar triste, pensando que era o fim decidi adaptar algumas receitas para o Microondas... Confesso que não sou fã desse método, mas comecei a entender que existem pessoas que não podem ou não gostam de usar o forno. Então, pensando nesses queridos e queridas que são super adeptos dessa tecnologia resolvi criar um Bolo de Chocolate e Amendoim que ficou pronto em 8 minutos. Ficou ótimo e super fofo. Então...vamos a receita:


1 xícara de Farinha de Trigo.
1/2 xícara de Açúcar.
1 xícara de Chocolate em pó.
1 ovo.
3 colheres de sopa de Óleo.
1 xícara de Leite.
1 xícara de Amendoim Picado.
1 colher de Fermento em pó.

Misture tudo e coloque em uma forma ou refratário próprio para microondas untado com margarina sem sal e polvilhado com açúcar. Coloque no microondas e coloque pra assar por 8 minutos. Depois, é só tirar e comer.
Se você quiser pode forrar o fundo da forma ou refratário com o Amendoim. No meu caso eu decidi colocar na massa. 



Faça na sua casa você também. É simples, rápido, fácil e super delicioso. Aproveite o final de semana para se divertir e testar coisas novas na sua cozinha. Não se esqueça de ser feliz.

Você pode encontrar essa foto e muitas outras na minha página do Instagram.
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Chipa Paraguaia

Voltei com mais uma receita meio paraguaia, meio mineirinha...rs. A primeira vez que comi uma Chipa eu estava no Paraguai. Confesso que amo tudo o que tem a ver com queijo e polvilho, mas quando comi uma Chipa quentinha, macia e com um sabor delicioso de queijo, me apaixonei. Voltei para o Brasil e comecei a pesquisar a melhor receita, aquela que ficasse igualzinha a que comi no Paraguai, e é claro, uma receita que eu pudesse fazer em casa em menos escala. Cheguei a esse resultado. Uma Chipa crocante por fora e macia por dentro. Com aquele sabor característico de Minas Gerais. Então...vamos a receita:


200g de polvilho doce.
200g de Queijo Curado ralado ou só Parmesão Ralado.
2 colheres de sopa de Margarina.
2 colheres de sopa de Óleo.
2 Ovos.
2 colheres de Fermento em pó.
Sal a gosto. 

Em uma bacia misture tudo. Acrescente um pouquinho de leite se a massa ficar muito seca. 
Amasse até ela ficar lisa e elástica.  
Modele as Chipas no formato q você quiser e colocar em uma forma. Não precisa untar. 


Leve ao forno a 180º ou até crescer e dourar. Não deixe muito fininho senão vira biscoito sequilho...rs.

Sirva ainda quentinho com um Café fresco....Essa receita vai te fazer viajar. Aquele sabor de comida de fazenda vai ser maravilhoso. Amo comidas que tem o poder de trazer boas lembranças. Então, faça na sua casa, compartilhe com os amigos, divirta-se na cozinha e, como sempre digo, Seja Feliz... =)

Você encontra essas fotos e muitas outras na minha página no Instagram.
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

Biscoito de Polvilho Mineirinho

Acredito que todos nós temos um tipo de comida que nos agrada mais. Alguns amam comida Nordestina com todos aqueles temperos, os sabores super fortes. A comida Sulista com características mais Europeias, a comida Paulista com toda a sua diversidade, mas confesso que, na minha opinião, não existe nada igual a comida Mineira. O poder que a comida mineira tem de fazer com que você se sinta em casa, por mais longe que esteja. O queijo que não tem igual...Ai ai...só de falar já me deu vontade. Por isso, hoje vou te ensinar a fazer o famoso Biscoitinho de Polvilho. Não aquele com sabor de industrializado, mas aquele com cara de fazenda, cara de comida de Vovó. Então, vamos a receita:

500g de Polvilho (Azedo ou Doce. No final você vai encontrar duas fotos te mostrando a diferença entre os dois tipos de polvilho).
2 ovos.
1/2 xícara de Óleo.
1/2 xícara de Água bem Quente  (use assim que levantar fervura, para escaldar o Polvilho).
1/2 xícara de Água em temperatura ambiente.
Sal
E 1/2 xícara de Queijo Parmesão Ralado (a gosto)

Obs: se a massa ficar muito pesada acrescente mais água aos poucos.

Em um recipiente coloque o polvilho, o sal e o queijo e misture bem. Acrescente o óleo e mexa até que se forme uma espécie de farofinha mais grossa.
Acrescente a água quente aos poucos e vá mexendo para escaldar o polvilho.
Coloque o ovo e mexa até que ele se misture com a massa e então comece a acrescentar a água aos poucos. Vá devagar na hora de colocar a água porque talvez você não precise colocar toda.
Coloque água e mexa até que se forme uma massa na consistência da massa de bolo. Nem muito liquida, nem muito dura e pesada.
Com uma colher coloque porções de massa, no formato que você desejar, em uma forma que não precisa ser untada. Eu gosto de fazer palitinhos. Dê um espaço de cerca de 2cm entre eles porque vão crescer.
Tudo oque é feito com Polvilho Azedo cresce muito mais do que com o Polvilho Doce.
Leve ao forno pré aquecido a 180º por 30 a 35 minutos. Tire quando eles estiverem bonitos e dourados como os biscoitos das fotos.

Este foi feito com Polvilho Azedo

Este foi feito com o Polvilho Doce

Faça na sua casa, convide os amigos para comer, divirta-se na cozinha. Compartilhe a receita com mais pessoas e acima de tudo...Seja Feliz.

Você pode ver essas fotos e muitas outras na minha página do Instagram
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Yakissoba Profissional

Ontem passei o dia todo trabalhando, ajudando minha mãe e meu irmão a pintar nossa casa. Confesso que voltei muito cansada e assim que entrei em casa meu irmão mais novo (19 anos...rs) me pergunto o que eu iria fazer para ele comer. Na hora confesso que me deu um branco. Então...decidi fazer uma comida que todos aqui em casa amam. tem coisa mais gostosa e mais completa do que um Yakissoba profissional super caprichado e o melhor de tudo RÁPIDO? E o melhor de tudo é que você não precisa fazer necessariamente como o Macarrão para Yakissoba (nem todo mundo tem isso estocado em casa...rs). Funciona com qualquer tipo de macarrão: Espaguete, Fidelinho, Talharim, lamen...O q que tem de mais incrível nesse prato é que você pode fazer com o que tiver na geladeira. Então vamos a nossa receita (ela serve 3 pessoas, mas você pode duplicar as medidas):

2 Pacotes de Lamen cozido sem amolecer muito e escorrido.
6 Colheres de Molho Shoyu.
1 xícara e meia de Água.
1 Colher de chá de Farinha de Trigo.
1 Cenoura Picada em quadradinhos ou rodelinhas fininhas cozida (sem estar muito mole, se você puder fazer todos os legumes no vapor será o ideal).
1/2 Brócolis cozido.
1 xícara de Acelga refogada.
1 Peito de Frango cortado em quadradinhos ou mini filezinhos fininhos.
2 Bifes de Coxão Mole, Alcatra ou Patinho cortados em tirinhas ou filezinhos bem finos. (uma coisa que ajuda muito a deixar a carne super molinha e macia é bater ela com um martelinho 2 vezes de cada lado).
O Peito de Frango e a  Carne são opcionais. Afinal...temos muitos amigos e amigas vegetarianos...As vezes você tem aquela carne moída em casa e não sabe o que fazer. Você pode refogar ela, deixando bem sequinha e colocar no lugar do Bife.

Tempere separadamente o frango e a carne com cominho e uma pitada de sal. Em uma panela funda e Antiaderente coloque um pouco de óleo e refogue o bife até ficar douradinho. Retire e, na mesma panela faça a mesma coisa com o Frango. NÃO LIMPE A PANELA ENTRE UM COZIMENTO E O OUTRO. Deixe os sabores se misturarem....fica delicioso.
Quando o Frango estiver pronto adicione a carne e os legumes e vegetais e deixe refogar em fogo baixo.
O molho é o segredo para o Yakissoba Perfeito. Como o Molho pronto para Yakissoba é muito salgado tive que adapta-lo para que minha mãe possa comer também. Então, eu diluo o Shoyu com a água e coloco a Farinha de Trigo para deixar ele um pouco mais consistente. Então, em uma panelinha, coloque esses três ingredientes de cozinhe o molho até ferver. 
O grande segredo para a massa não ficar grudada é cozinhar o Lamen ou macarrão de forma que ele não fique muito mole. Assim que estiver pronto, tire do fogo, escorra, lave com água em temperatura ambiente e escorra novamente.
Depois dos legumes e carnes refogados, molho pronto e massa escorrida coloque a massa na panela com as carnes e vegetais e acrescente o molho. E está pronto para servir.

Certifique-se de que você fez bastante molho para que seu Yakissoba fique molhadinho e delicioso.
Coloquei duas fotos desse prato feito com dois tipos diferentes de massa. Um é feito com lamen e o outro com espaguete.




Faça na sua casa, compartilhe com os amigos, divirta-se na cozinha. E não esqueça de ser feliz. 

Você pode ver essas fotos e muitas outras na minha página no Instagram
@chefcamyllasouza

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Hambúrguer Caseiro de Arroz e Aipim

Quantas vezes você já olhou para aquele Arroz que sobrou e você fica morrendo de dó de jogar fora, mas em dúvida por não saber o que fazer com ele. Desenvolvi essa receita porque queria criar uma receita mais sofisticada. No Japão eles tem um tipo de Hambúrguer de Arroz que é muito gostoso,  mas não é crocante como esse. Minha mãe ama Bolinhos de Aipim e também,  como toda boa italiana,  ama os famosos Arancinis (Bolinho de Arroz). Então resolvi unir as duas coisas favoritas dela. Ela não pode comer nada com muito sal, então....essa é a única forma dela conseguir comer isso. Então....vamos a receita:

1 xícara de Arroz cozido.
1 ovo
1 xícara de Aipim cozido batido no liquidificador.
1 colher de chá de fermento.
Temperos a sua escolha.
2 colheres de Salsa Desidratada.
1 colher de Orégano.
3 colheres de Farinha de Trigo.
Sal.
Farinha Flocão ou Farinha Panko para empanar.

Bata o Arroz e o Ovo no liquidificador até formar uma pasta.


Em um recipiente coloque a mistura de Arroz,  o Aipim, e o restante dos ingredientes.  Misture tudo e com uma colher forme Hambúrgueres do tamanho que você quiser. Empane na Farinha Panko ou no Flocão de Milho.  Eu usei o Flocão porque,  por incrível que pareça da uma crocancia incrível. Não tem como explicar.  Só experimentando para saber. Depois de prontos você pode congelar separadamente e depois colocar todos em uma embalagem fechada. Ele pode ser guardado por 30 dias sem estragar.


Coloquei uma foto dos dois tipos de empanado para você ver a diferença. Um foi empanado com Farinha de Trigo e o outro com Flocão.

Você pode fritar ou assar. Dos dois jeitos fica muito bom.
Faça na sua casa,  compartilhe com os amigos....como eu sempre digo...Seja Feliz.  :D


Você pode encontrar mais fotos dessa receita e muitas outras na minha página do Instagram.
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

Harumaki, Spring Roll, Rolinhos Primavera

Confesso que minha culinária favorita é a Asiática. Mas não aquelas comidas obvias e mais conhecidas. Toda a culinária asiática em si. Amo Harumaki e levei algum tempo tentando encontrar um receita facil e perfeita de massa caseira.  A massa original é feita com Massa Filo. Aprendi a fazer, mas esse será outro tópico do Blog. O Harumaki chinês é feito com uma massa mais grossinha e crocante. Não embebe tanto óleo e também fica uma delícia. Então....vamos a receita:

1 xícara de Farinha de Trigo.
1/2 xícara de Água Morna.
1 colher de Vinagre.
Sal

Em um recipiente misture a farinha e o sal. Acrescente o vinagre, a água e aos poucos vá trabalhando e sovando a massa até que ela fique lisa e macia.



Coloque a massa na geladeira 1 hora. Retire e abra a massa em uma superfície enfarinhada. Abra o máximo que você puder sempre abrindo e esticando pra que ela fique bem lisa e fininha. Cuidado pra não deixar ela grudar ou rasgar.


Depois de abrir o máximo que você conseguir corte as rebarbas até formar um retângulo. Você vai ver na foto como eu cortei. Corte quadrados.


Você pode rechear com o que você quiser.  Eu confesso que gosto do tradicional com Carne de Porco moída, Repolho e molho Shoyu. Mas você pode rechear com o que você preferir. Coloque o recheio no meio, passe água nas bordas para grudar e feche como um envelope.  Dobre como na foto abaixo.


Leve a geladeira por uns 10 minutos e ele está pronto para ser frito ou assado. Faça como você preferir.  Os dois jeitos ficam deliciosos.


Então,  para aqueles dias em que você está com vontade de comer Spring Roll mas está sem pique para ligar e pedir para entregar,  ou se é um daqueles dias em que a grana ta curta, essa é uma ótima opção, simples e prática.
Tenham um ótimo dia.  Sejam felizes... :D

Veja mais fotos desse prato e muitos outros na minha página no Instagram
@chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Chocolate Chip Cookies

Bom dia Amores e Amoras....me lembro de quando eu era criança e assistia filmes,  desenhos, seriados e ficava apaixonada por aqueles cookies tão lindos com gotas de chocolate.  Eles pareciam tão quentinhos, deliciosos, com aqueles pedaços molinhos de Chocolate. Quando fiquei um pouco mais velha decidi que eu iria aprender essa receita maravilhosa. Fiz alguns testes durante os anos e enfim, cheguei a combinação perfeita de ingredientes para conseguir um biscoito macio, cheio de chocolate e que todos amam comer tomando um copo de leite (como nos filmes...rs). Então...aí vai a receita:

2 e 1/2 xícara de Farinha de Trigo.
1 xícara de Açúcar.
1 colher de sopa de Fermento.
6 colheres de Margarina ou Manteiga sem sal.
1 colher de chá de Essência de Baunilha.
1/2 xícara de Leite.
1 Ovo.
2 Barras de Chocolate ao Leite Picado.

Em um recipiente misture todos os ingredientes secos (exceto o chocolate picado). Acrescente a baunilha,  o ovo, a margarina e comece a misturar.  Acrescente o leite aos poucos até conseguir uma massa com uma consistência mais aerada e macia. Uma consistência que dê para formar bolinhas em uma colher (se precisar acrescente mais leite). Acrescente todo o chocolate picado e misture bem para que você não tenha cookies com muito chocolate e outros sem.



Forre uma forma com uma folha de papel manteiga ou, se você não tiver esse papel em casa, pode untar e enfarinhar a sua forma. Com uma colher forme bolhinhas de massa e coloque na forma dando um espaço de 2 a 3 centímetros entre eles, porque o cookie vai crescer bastante.
Leve ao forno pré aquecido a 180º e asse por 25 a 30 minutos. Retire quando o biscoito já estiver com uma cor bonita e dourada. Você vai perceber, colocando o dedo neles, que eles parecem molinhos, mas isso é normal. Deixe esfriar um pouco. Desenforme e sirva. O ideal é deixar eles ficarem mornos, quase frios para tirar da forma. E então você terá seu Chocolate Chip Cookie igualzinho ao da TV. Macio e super delicioso.
Faça e me conte como ficou...



Você pode ver mais fotos desses cookies e muito mais em minha página no Instagram @chefcamyllasouza

https://instagram.com/chefcamyllasouza/

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Pão Caseiro de Liquidificador Sem Lactose


Nada melhor do que sentir de manhã cedinho aquele delicioso cheirinho de Café Novo e Pão Fresquinho, saindo ainda quente do forno. E quer saber o que é melhor. Esse pão é rápido e fácil, feito no liquidificador e pode ser feito sem lactose. Mas vamos a receita:

2 xícaras de Farinha de Trigo (pode ser farinha integral)
10g de Fermento Biológico Seco
2 ovos
1 xícara de Água Morna (quase fria)
1/2 xícara de óleo
Sal

Em um recipiente misture a  Farinha, o Açúcar e o Sal e reserve.
No liquidificador bata a Água Morna, os Ovos e o Óleo. Bata por 3 minutos e acrescente o Fermento Biológico. Uma particularidade desse tipo de Fermento é que ele não pode aquecer muito senão ele não ativa o seu poder de crescimento. Por isso tome bastante cuidado no momento de acrescenta-lo à mistura do liquidificador. Certifique-se de que a mistura está Morna quase Fria. Bata por uns 30 segundos e desligue.
Acrescente essa mistura aos ingredientes secos e misture até que se forme uma massa macia e aerada. Veja como o Fermento cria bolhinhas que provam que ele está agindo na sua massa. Coloque em uma forma de pão untada e enfarinhada. Cubra com um pano e deixe descansar por uns 20 minutos.
Depois de descansar a massa vai ter começado a crescer.
Leve ao forno pré aquecido a 180º e deixe assar por 35 a 40 minutos ou até que o pão fique bonito e dourado.
Retire e sirva.

Fica delicioso bem quentinho com Manteiga ou uma Geléia.
Espero que você faça e goste.

Siga também minha página no Instagram @chefcamyllasouza

Qual é a minha proposta...

Quem disse que não dá pra cozinhar pratos de restaurante na cozinha da sua casa? Meu objetivo é te mostrar que isso não é impossível e não é necessariamente difícil. Cozinhar é uma Arte e uma forma de expressar os seus sentimentos. Quero simplificar a sua vida com receitas do mundo todo. Todo dia uma receita diferente. Comidas caseiras, sofisticadas, divertidas, de cinema, sempre terei alguma novidade. Adaptei também muitas das minhas receitas para pessoas que tem restrições alimentares. Você vai ver que é possível fazer comidas saudáveis e deliciosas.